Blog Esalqueanos

O Campo Como Nosso "Google", a Grande Ferramenta de Busca (Guaimbê)

27/05/2015 - Por evaldo kazushi takizawa
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

10700 views 5 Gostei 0 Não gostei

*Evaldo Kazushi Takizawa 

 Para a geração de engenheiros agrônomos que busca maneiras mais automatizadas ou virtuais de conhecer nossas lavouras a partir de uma sala climatizada e utilizando plataformas em aplicativos de smartphones, falta lembrar que o campo é o ambiente mais fértil para busca de inovações e respostas para os nossos problemas.

Coruja.JPG

Esclarecendo melhor, o distanciamento da terra pelos profissionais da “terra” levou muitos colegas a perder o senso crítico e depender de buscas no “Google” para as respostas pertinentes as dificuldades que encontram nas lavouras.

 Por exemplo: quando tivemos grandes surtos da Helicoverpa armigera muitos foram atrás do “Google” em busca de todas as informações sobre a praga para tomar uma atitude, mas o tempo dedicado as buscas na internet foram maiores do que o dedicado ao campo para conhecê-lo in loco.

A partir dos hábitos observados destas pragas nas lavouras brasileiras que é algo conseguido apenas com várias horas de sol e chuva sobre a cabeça e somadas as informações das revisões sobre a praga (“Google”), além de pesquisa de campo é possível estabelecer uma opinião técnica para elaboração de uma estratégia de contenção.

O cenário agrícola mudou muito nestes últimos anos e a amplitude dos campos e a larga escala são os argumentos para justificar o distanciamento do campo, não permitem que as coletas de informações em pequenos módulos sejam viabilizadas, mas isso parece mais um pretexto para não ir ao campo.

Não devemos dispensar as inovações tecnológicas de forma alguma, assim como não devemos esquecer como foram os procedimentos que os homens sempre aplicaram diante dos problemas surgidos na agricultura, no campo há uma diversidade muito grande e graças a isso, além das dificuldades vamos encontrar o caminho para solução, basta estarmos no campo com olhos aguçados.

Quando a presença no campo se tornar a maior ferramenta de busca ou o “Google” dos engenheiros agrônomos as soluções serão mais ágeis e assertivas.

* Evaldo Kazushi Takizawa (Guaimbê F90), Engenheiro Agrônomo, F 1990 é Sócio da Ceres Consultoria Agronomica, Sócio Mantenedor da ADEALQ e Ex Morador da Republica SS Pau Torto 

PUBLIQUE NO BLOG!