Blog Esalqueanos

O que aprendi no berço mundial do empreendedorismo (Di-Lata F05)

25/09/2015 - Por camila tucunduva nardon ferreira
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

11474 views 0 Gostei 0 Não gostei

Em janeiro desse ano tive um experiência de imersão no Vale do Silício, com a Empreendedora Brasileira Bel Pesce. O Vale do Silício é a região dos Grandes Lagos, ao sul de São Francisco, Califórnia -EUA.  Lá estão situadas grandes empresas de tecnologia como Apple, Intel, Google, Facebook, Evernote, Linked in, entre outras, além da grande Universidade de Stanford.

O Vale do Silício é o melhor lugar para se viver o Empreendedorismo e muitas startups migram para lá para ter sucesso. Mas por quê?

-      Existe um ecossistema competitivo: as melhores cabeças do mundo principalmente nas áreas de tecnologia estão lá. As pessoas estão 24h/dia ligadas, buscando as melhores referências, saber de tudo, estar nas melhores companhias ou fazer sua startup crescer. A competição é acirrada. Porém é um ambiente colaborativo. Há um compartilhamento constante de ideias,  feedbacks com ótimas pontuações, discussões, ajuda mútua. As pessoas possuem um sentimento de gratidão àqueles  que os ajudaram e retribuem isso aos "novatos" através de mentorias.

     Focado em pessoas: O que quero dizer com isso? Primeiro, escolhem as pessoas da sua equipe baseado nas competências desejadas, querem ter as melhores pessoas ao seu lado. Segundo, a questão social é forte, acreditam que o que estão desenvolvendo vai, de alguma maneira, mudar o mundo, beneficiar a comunidade. Não vêem problema em ganhar dinheiro, desde que seja bem aplicado. Terceiro, há sempre um sentimento de gratidão pelos mentores, equipes e principalmente à Universidade, retribuindo com palestras, doações, eventos.

-       Possuem clareza de objetivos, o que buscam. Quando se tem clareza do que quer, fica mais fácil ter foco e executar as ações para chegar lá.

-       Possuem um mindset diferenciado, durante a execução colocam o produto no mercado mesmo que ele não esteja pronto, recebem o feedback dos clientes e melhoram o produto. Tornando o plano de negócio dinâmico. Assim, a primeira versão muitas vezes é diferente do produto final. Não têm medo de errar, veem o erro como parte do processo.

-       Para eles trabalho e vida pessoal se misturam sim! Não é uma coisa ruim. O problema existe quando as suas metas pessoais não estão alinhadas com os objetivos do seu negócio ou trabalho.

Daí você pode pensar: isso é fácil porque é nos Estados Unidos. Mas será que não conseguimos trazer isso para nossa realidade?

Arrisque-se, saia da zona de conforto. Quer um ambiente mais colaborativo? Comece você a fomentar. Converse com as pessoas, seja humilde em buscar ajuda. Tem uma idéia nova? Converse com que pode te ajudar. Não tenha vergonha. Ainda mais aqui na ESALQ, onde temos acesso fácil aos ex-alunos.

Não sabe muito sobre o assunto, "Google it". A internet está aí com muito conteúdo. Busque nos principais sites as informações que você quer. Procure quem já fez algo parecido com o que você quer em outros países, leia os cases de sucesso e de fracasso também.

Busque mentores. Não são apenas professores ou pessoas mais velhas, mas aquelas que estão desenvolvendo um trabalho na área que você tem interesse. Não julgue, tenha uma mente aberta, sem preconceitos. Opiniões diferentes fazem  com que um ambiente  esteja mais propenso a inovação.

Não queira ter tudo perfeito para começar. Teste seu produto/ideia, desde o início, vá conversar com os clientes, vá a campo, escute as pessoas e vá adaptando seu produto de acordo com o feedback que recebe.

 

Camila Nardon (Di-lata - F05) - Engennheira FlorestalCoach para Empreendedores, desenvolvendo ideias e planos de negócios em diversos setores. Com experiência internacional, tem o compromisso de trazer para o Brasil a visão global do que significa empreender e ajudar seus mentorados a estarem preparados para os desafios que irão encarar ao longo de sua jornada. É Ex Moradora da Republica Café com Leite

 Contato: camilatnardon@gmail.com Instagram:@camilatnf

PUBLIQUE NO BLOG!