Blog Esalqueanos

O tempo passa... (Vavá; F66)

28/03/2023 - Por evaristo marzabal neves
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

2249 views 11 Gostei 12 Não gostei

Aliás...voa. Vocês devem se lembrar de nossa primeira aula no início do curso, quando ao perguntar a uma ingressante se sabia porque ela era um ser especial e emendava que, na população mundial, que passava dos 7,6 bilhões, não existia nenhum ser humano igual a ela, que é única e que, nesta direção, deveria se cuidar bem academicamente. Lembrarão também, a afirmação que seu recurso mais importante e valioso se chama tempo; que seu maior patrimônio é sua saúde e, que seu maior desafio são os mecanismos de autocontrole. Lembram-se?

Haverão de se lembrar que, juntando essas peças (tempo, saúde e mecanismos de autocontrole) se estabelecia o esquema "Administração RACIONAL do tempo", em que a peça fundamental e inicial é ter e praticar uma AGENDA; que, semanalmente, de volta ao passado, se utilizaria da matriz de Eisenhower/Matriz importante - urgente, para verificar se estresses acumulados no fim de semana não estavam associados à intensidade de atividades não importantes-não urgentes que poderiam prejudicar o que era importante. Lembram-se?

Ainda se lembrarão seguindo o esquema, que era relevante "Viver o presente, planejando o futuro" e que o planejamento é a palavra chave de pensar o porvir através da curiosidade intelectual, autodidatismo, pratica da iniciação científica, participação em grupos de extensão, pratica de voluntariado e de solidariedade vivenciando o mundo extra-Campus, intercâmbio (se possível), vivência intensa das oportunidades presentes no Campus, etc., levando ao "Só planeja bem, aquele que bem conhece" (E.M.Neves), e de que: "Pessoas vencedoras são as que se diferenciam da multidão. Tem características próprias e são a prova de lugar-comum não sendo descartáveis" (F. Steimberg).

Finalmente, que a meta do esquema "Administração RACIONAL do tempo" é a otimização (reduzir ao máximo) dos custos da informação e comunicação. E, simultaneamente, expressões e reflexões como: "Administrar o tempo é uma questão de atitude, de ter coragem para dizer ´não´ e disciplina, determinação, persistência e organização de fazer o ´sim´"; "Quatro coisas não voltam atrás: a palavra proferida, a flecha lançada, a oportunidade perdida e o tempo passado"; "O mestre abre as portas. O caminhar depende de você" e outras. E, tome arquivos como: "Como organizar meu tempo na Universidade", "Começando bem e terminando melhor a graduação", "Entrei na Esalq e sou de fora: Dicas para adaptação a uma nova vida", "Administração do tempo: Moradia e mobilidade", e, "Pedalar é saudável...mas cuidado com a lei".

E, no inicio do curso, terminando a temática sobre administração do tempo afirmava que "como todos nós gostamos de música (e da boa música que educa e traz uma mensagem construtiva) e já procurando terminar minha mensagem, reforço com o enfoque que vocês estão desenhando seus futuros e delineando a felicidade para o longo prazo, já que na ESALQ e no futuro "um dia a gente chega e no outro vai embora...cada um de nós compõe...a sua própria história...E cada um ser em si...carrega o dom de ser capaz...de ser FELIZ (Tocando em frente, Almir Sater e Renato Teixeira).

Ainda, hão de se lembrar dos textos de Administração do Tempo ao longo de suas vidas,  e poderão caminhar indo adiante: "A vida segue sempre em frente. O que se há de fazer...Só peço a vocês, um favor se puder (se valeu a leitura e reflexões)...Não me esqueçam num canto qualquer (O caderno, Toquinho). Carpe diem para os tempos adiante.

A partir de hoje (23/03/2023), quando recebem seus bacharelados em Engenharia Agronômica, começa a bater a saudade dos momentos vividos neste mundo encantado. Vem o desejo que o tempo passe rapidamente para voltar e glorificar o legado de nossos patronos: Luiz Vicente de Souza Queiroz e Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz, na Semana Luiz de Queiroz. Adiante, a cada cinco anos, o(a) bom(boa) filho(a) retornará para o encontro e curtição de antigas amizades que ficaram para sempre em nossas almas e em nossos corações. Enquanto isso, na espera da Semana Luiz de Queiroz vai curtindo o "Ói nóis aqui traveiz" (www.adealq.org.br/blog, inserido em 21/09/2015) e "Quando a Semana Luiz de Queiroz chegar" (www.adealq.org.br/blog, em 05/10/2022). "Velhos tempos...belos dias". 

PUBLIQUE NO BLOG!