Blog Esalqueanos

O Valor do Conhecimento (Guaimbê F90)

14/06/2015 - Por evaldo kazushi takizawa
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

11753 views 0 Gostei 0 Não gostei

Evaldo Kazushi Takezawa

Neste momento estou dentro de um avião sobrevoando o continente Americano numa poltrona apertada a caminho do Brasil, com tempo suficiente para uma reflexão sobre a agricultura brasileira.

Mas antes cabe esclarecer o motivo da viagem, estou num grupo de pesquisadores das áreas de entomologia, plantas daninhas e fitopatologia que foram aos EUA para uma reunião de intercâmbio de conhecimento e visita as instalações de pesquisa de uma grande empresa ligada a agricultura.

guaimbe5.JPG

Um detalhe vale ser lembrado, entre um grupo de 50 engenheiros agrônomos 20% são esalqueanos, isso demonstra quão importante a ESALQ exerce o papel na geração do conhecimento agrícola no Brasil e a formação do senso crítico nas áreas da defesa sanitária vegetal.

A reflexão sobre a agricultura brasileira é até quando seremos apenas usuários de toda tecnologia gerada pelos americanos para o dia do Brasil criar tecnologias que gerem royalties, todo aparato utilizado nas pesquisas dos EUA chega a ser humilhante para quem deseja assumir papel de destaque na agricultura não somente na produção como no conhecimento.

O ambiente tropical oferece naturalmente uma gama de problemas fitossanitários que é para a pesquisa a matéria prima para a geração do conhecimento, em ambientes temperados esses mesmos problemas devem ser induzidos artificialmente para serem estudados.

Numa certa ocasião um fitopatologista americano ficou extasiado ao se deparar com uma planta de algodão no Brasil com cinco enfermidades ocorrendo simultaneamente, naquele momento pareceu-me exagero.

Da mesma forma a seleção de Spodoptera resistente ao gene Bt em menos de três anos no milho e algodão podem ser vistos como o grande problema da agricultura tropical, mas a velocidade do aparecimento destas pestes pode ser reenquadrada numa visão diferente e um campo fértil para a pesquisa brasileira, quanto mais problemas na agricultura e se houver pesquisa podemos gerar respostas e soluções mais rápidas e compartilhar, desta forma ganhar com o conhecimento e não somente com a venda de grão, carnes e pluma.

Evaldo Kazushi Takizawa (Guaimbê F90), Engenheiro Agrônomo, F 1990 é Sócio da Ceres Consultoria Agronomica, Sócio Mantenedor da ADEALQ e Ex Morador da Republica SS Pau Torto

PUBLIQUE NO BLOG!