Blog Esalqueanos

Raciocínio (Jairo Abrahão; F63)

23/03/2023 - Por jairo teixeira mendes abrahão
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

1396 views 6 Gostei 10 Não gostei

Raciocínio.

 

Permita-me o prezado leitor uma introdução explicativa: vou repetir algumas coisas que tenho dito. Antes que me acusem ser um velho que repete muito, afirmo que as coisas que vou repetir não se alojam nesse raciocínio. Dona Sinhá, minha querida mãe, dizia aos 92 nos que estava preparada para a chegada da velhice! E estava certa, pois só se envelhece quando se perde a capacidade de se indignar! Indigno-me freqüentemente, principalmente ante a falta de raciocínio.

Washington de Jorge, Engenheiro Agrônomo (ESALQ) e Médico Pediatra (Medicina da USP) e extraordinário Matemático, além de exímio jogador de "poker", em magnífica vigília filosófica na casa de Ibrahim, meu querido irmão, madrugada a fora, definiu raciocínio! Raciocínio, disse ele, é a capacidade de se estabelecer relações entre conhecimentos! E, portanto, resolver qualquer problema. Para tanto, fazem-se muito importantes quantidade e qualidade dos conhecimentos. Em Psiquiatria há uma debilidade mental denominada Idiotia, o mesmo que Oligofrenia, que é a incapacidade de raciocinar. Então, idiota é quem não raciocina. No entanto, há aqueles que não possuem a debilidade mental, mas mesmo assim se recusam a raciocinar. Chamo-os de idiotas voluntários. Perigosíssimos, pois acreditam em absurdas "fake news"! Também há aqueles que têm a capacidade, mas não têm os conhecimentos para relacionar. Não existem indivíduos com todos os conhecimentos, nem os que não os tenham. Hoje a coisa é mais complicada, existem conhecimentos "virtuais" e até "inteligência artificial". Para muitos, os conhecimentos estão nas memórias dos celulares e computadores. Mas estes, nem sempre são confiáveis!

Estou tratando disso tudo em função de dois vídeos que vi ante ontem de dois estapafúrdios religiosos (que se dizem representantes de Deus na Terra)! Do primeiro necessitei anotar nome, do segundo, não: pastor Sandro Rocha e bispo Edir Macedo. O primeiro me chegou como quem chega do bar, entre risos , gargalhadas e piadinhas infames mostrou duas fotos de Lula e disse: o da esquerda é o ex-Presidente, já falecido e o da direita é o clone de Lula, que governa o País! Pasmem queridos leitores, pasmem! Demonstra ignorância, absoluta, sobre clonagem e de extrema má fé! Porque não disse quem, quando, como e onde foi feita a clonagem? Parece-me pensar em máquinas complexas que duplicam indivíduos, daquelas de filmes "B" de ficção científica. Se foi pelas técnicas atuais deve ter sido feita em1945!  O outro estapafúrdio disse que não deve nada a Lula, que não fez nada por ele, nem para sua TV Record e nem para sua igreja! Contrariamente ele salvou Lula de seu câncer, através de oração que fez com as mãos no seu pescoço!

Por essas e por outras, sou ateu e não religioso. Mas, me sinto muito mais Cristão que muitos desses falsos representantes de Deus!

 

De Porto Seguro, BA, em 18/03/2023.

Jairo Teixeira Mendes Abrahão.

Professor Titular da ESALQ=USP.

PUBLIQUE NO BLOG!