Blog Esalqueanos
Reflexões sobre a Criação da nova Unidade (Ernesto; F73)
30/07/2019 - Por ernesto luis fantiniAtenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.
5364 views
10 Gostei
0 Não gostei
Caro Prof. Dr. Durval Dourado Netto
Diretor da ESALQ
Refleti muito até tomar a decisão de me manifestar por escrito, contrario a Eliminação do Departamento de Economia e Administração da ESALQ, para a criação de uma unidade específica.
Ainda que não tenha qualquer motivo para duvidar da melhor das boas intenções, dos defensores desta proposta, soa muito contraditório para mim. Isto porque o foco do Engº.Agrº é justamente o AGRONEGOCIO, que como o próprio nome diz, visa atender aos NEGOCIOS do setor primário da economia. Espera-se portanto que o seu principal profissional, o Engº Agrº esteja habilitado a fazer as analises econômicas, assim como influenciar positivamente nos processos administrativos dos seu variado público alvo ( produtores, empresários, industriais de insumos, maquinas, sementes entre outros ). Certo é que apesar de haver situações em que um especialista se faça necessário, no geral, muito se faz sem esta necessidade que pode retardar além de onerar decisões principalmente aos produtores e médio e pequeno porte ( área mais necessitada em serviços de extensão ).
Não há portanto nenhuma dúvida de que a Economia e Administração são ferramentas essenciais ao Engº Agrº, que é o profissional líder do AGRONEGÓCIO, sob pena de em não estando minimamente habilitado para esta desafiante missão, acabar por se transformar em um assistente dos profissionais de Economia e Administração, que certamente assumirão esta liderança.
Este processo me assusta ainda mais, pois parece iniciar um desmanche interno da nossa ESALQ, que já vem cedendo possivelmente de forma justificada, parte de seus ativos. Não vamos ceder também parte de nossas ATIVIDADES.
Forte e respeitoso abraço.
Ernesto Fantini
F73- também a melhor turma da ESALQ como todas as demais.