Blog Esalqueanos

República Sobradão - Um Pouco mais de História (Ecdise)

18/07/2015 - Por onelio argentino junior
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

12743 views 5 Gostei 0 Não gostei

pregabaline sandoz

pregabaline 50mg polyblowmoulding.ca

Sobradão.png

A Sobradão foi uma das mais autênticas e tradicionais Repúblicas da Esalq.

A construção histórica que a abrigou é datada do ano de 1906, de propriedade do Sr. Terenzio Galesi,  rico comerciante de origem italiana. Originalmente, da sua varanda lateral era possível se avistar o Rio Piracicaba.

Localizada na Rua Prudente de Morais, 646, em pleno centro da cidade, ao lado da Praça José Bonifácio, foi palco de inúmeras “guerras campais”, por ocasião das passeatas de libertação dos bichos, no dia 13 de Maio.

O prédio já foi a sede do jornal “ Diário de Piracicaba”, e também do CALQ.

No Sobradão, haviam onze quartos, alguns transformados em sala do Truco, sala de tv e de jogos, e já chegou a abrigar cerca de 17 estudantes.

No salão principal, era praticado o Sobrado’s ball, esporte originalmente desenvolvido no seio da Sobradão, entre seus moradores. Eventualmente recebia-se também alguns convidados para os jogos noturnos.As festas do terror, a fantasia, também ficaram na história da república

Outra característica marcante era o bundograma, onde as inúmeras paredes do palacete eram decoradas com as impressões navegais dos bichos visitantes.

Infelizmente, toda a estrutura da antiga construção foi demolida, restando somente a sua fachada original, e hoje ali funciona uma agência bancária


Onelio Argentino Jr (Ecdise F81) Engenheiro Agrônomo da Prefeitura de São Paulo, Ex morador da Republica Sobradão

PUBLIQUE NO BLOG!