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Tanto quanto seu conhecimento, seu comportamento faz toda a diferença em sua carreira! (Xitus, F2006)
28/05/2018 - Por carolina magnaboscoAtenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.
Como Coach que trabalha exclusivamente com profissionais do Agro, às vezes ainda sinto um pouco de preconceito ao trabalhar as competências emocionais do coachee! Muitos acham que é mimimi, outros, que parece autoajuda, mas não é!
Hoje, as competências emocionais são tão importantes e
valorizadas ou, até mais, que as técnicas pelos recrutadores e empresas. O
motivo é simples: as competências técnicas você aprende lendo, fazendo um
treinamento, um curso, mas as emocionais não!
É preciso muita vontade e disciplina para transformar um mau
hábito em um bom, para substituir uma crença limitante por uma fortificante,
para mudar sua maneira de dar um feedback e de se relacionar com sua equipe e
clientes, para desabrochar seu senso de liderança, para voltar a estar motivado
e saber motivar os que estão à sua volta, para não parar de se autodesenvolver.
Mas como tudo na vida é preciso um equilíbrio! Embora seja
clara a mudança nos processos seletivos e o crescimento do peso das
competências emocionais, as competências técnicas não deixam de ter o seu
valor. Os conhecimentos adquiridos na graduação e em cursos extracurriculares
como inglês, Excel, Power Point agregam muito no seu currículo e aumentam seu
leque de ferramentas à disposição da empresa. Esses conhecimentos te tornam
mais hábil e rápido para realizar o seu trabalho, solucionar problemas, ter
novas ideias, contribuindo para o crescimento da empresa.
Todavia de nada adianta todo o conhecimento do mundo, ter
estudado nas melhores faculdades, ter tirado 10 em todas as matérias se você
não sabe se vender, não tem empatia com seus clientes e equipe, se você não se
sente motivado e disposto criar novas soluções, a atingir suas metas, se
procrastina tarefas importantes, se sempre tem uma desculpa ou um culpado por
seus erros, se não tem vontade de se atualizar e aprender novos conteúdos, se
sua ansiedade ou sua falta de confiança tira seu foco do que é realmente
importante e te faz perder prazos e oportunidades.
E isso é válido para todos os setores, inclusive para o
Agro! O Coaching voltado ao agronegócio vem crescendo à medida em que o setor
vem se profissionalizando. Começou pelas multinacionais de insumos agrícolas
que já há algum tempo vem capacitando seus profissionais nesse tipo de
competências, principalmente seus times de vendas. E agora chega às próprias
fazendas, com a contratação de gestores e executivos e com a sucessão familiar.
Cada dia mais percebe-se a importância dessas outras
competências que antigamente eram vistas como algo pré-determinado no
nascimento: "fulano é tímido desde pequeno, por isso não consegue falar em
público". O que não é real! Nada em nosso passado nem em nosso presente nos
limita a ser quem queremos ser, nem a chegar onde queremos! Só depende de nós!
Embora não sejam
ensinadas na escola, as competências emocionais podem sim ser desenvolvidas e
otimizadas com as ferramentas certas. E o Coaching te auxilia nisso! Te auxilia
a ser diferente, a ter equilíbrio, clareza, consciência, criatividade para
botar todos os seus conhecimentos em prática.
Quer saber como desenvolver suas competências emocionais? Me mande uma mensagem!
11 97295 8274
carola.magnabosco@hotmail.com
Sou Carola Magnabosco, Economista pela Esalq/USP com MBA em Gestão Estratégica e Marketing. Após dez anos atuando com gestão, projetos e inteligência de mercado em grandes consultorias e grupos agropecuários, hoje atuo como Coach especializada em Carreiras Agro.