Blog Esalqueanos

Um Futuro Próspero e Abundante - 1 Parte de 2 (Alfinet)

03/07/2015 - Por rodolfo tramontina de oliveira e castro
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

12145 views 0 Gostei 0 Não gostei

ventolin dosage

ventolin

O preâmbulo deste artigo é tão importante quanto o todo e exige que você o faça de coração, mente e vontade abertas. Inspire, Expire, Inspire, Expire, Inspire, Expire. Repita quantas vezes forem necessárias até se acalmar. Se preferir, coloque uma música.

Esvazie a mente e idealize um mundo ideal: “Água limpa, comida nutritiva e em abundância, energia sustentável, fauna e flora preservada, educação da melhor qualidade, medicina capaz de curar o câncer e outras tantas doenças, acesso ilimitado a informação, arte, literatura... para todos, livres.” Por fim, acredite que este mundo é possível.

Transformar esse sonho em realidade passa por duas leis. A 1ª de Moore e a 2ª a 2ª de Newton.

Há 50 anos, Moore observou que o número de transistores num circuito integrada dobra a cada 2 anos. Em português, isso implica que a capacidade de processamento dos computadores cresce de maneira exponencial, enquanto o preço se mantém. Sendo prático, após quase meio século a capacidade do seu iPhone é a mesma do computador que levou o homem a Lua (69) e 100 milhões de vezes mais barato.

A principal dificuldade de entender este conceito está no fato do cérebro humano pensar de maneira linear, enquanto ele produz crescimentos exponenciais. Quer outro exemplo? Em progressão linear (+1), se você der 30 passos andará 30 metros. Em progressão exponencial, no primeiro passo andará 1 metro, no segundo 2 metros, no terceiro 4 metros... e depois de 30 passos terá dado VINTE E SEIS (!) voltas na Terra. Esse é o poder da Lei de Moore.

Em termos energéticos isso implica que “logo logo” teremos células fotovoltaicas eficientes e baratas. A NASA alemã estima que a quantidade de energia solar que ilumina desertos ao norte da África é 40 vezes maior que a atual demanda mundial por energia. Sem falarmos de energia eólica, biomassa, ou algas geneticamente modificadas que produzem biocombustíveis enquanto absorvem CO2 da atmosfera.

E água? Não parece estranho que um planeta com 70% de sua superfície coberta de água sofra de falta d’água? Desse total, cerca de 97% é muito salgada para consumo humano e 2% está aprisionado nas geleiras. Não parece claro que a solução está em como dessalga-la ao invés de guerrear pelo 1%?

Saúde, Educação, Produção de Alimento, Acesso a Informação... you name it! Qualquer solução analógica que salte para solução digital surfa na curva de crescimento exponencial de Moore e as possibilidades tornam-se infindas.

***

PS1: essas ideias foram retiradas de “Exponential Organizations”, do Salim Ismail, e “Abundance: the future is better than you think”, do Peter Diamandis. LEIAM!

PS2: a 2ª parte sobre a 2ª lei que é a 2ª lei de Newton fica pra 2ª.

 

Rodolfo Castro (Alfinet - F09) é Eng. Agrônomo, Coordenador Comercial da AgroTools e ex morador da República Kangaço
PUBLIQUE NO BLOG!